Todo Casal é Formado por 4 Pessoas
(Se achar útil, compartilhe.. Transborde)
Em um relacionamento verdadeiro e profundo entre um homem e uma mulher (ou dois homens ou duas mulheres etc) a relação acontece entre as estruturas conscientes e inconscientes de ambos.
Trata-se do Homem Consciente e seu Inconsciente. E a Mulher Consciente e seu Inconsciente. Somos quatro num casal.
Como esclarece Jung, um relacionamento quádruplo, no qual o consciente e o inconsciente de ambos estão em contato.
Então, o HOMEM vai viver não apenas sua consciência masculina(patriarcal). Mas também traz para a relação sua inconsciente dimensão feminina, a Ânima, o que o torna mais vulnerável mas inteiro. E isso pode ser acolhido por ambos. Mas também pode ser rejeitado por ambos.
Primeiramente pelo próprio homem porque não deseja ser confundido com um fraco (na polarizada visão patriarcal). E pela mulher, se ela desenhou para si um modelo ideal de masculinidade (patriarcal). Ver seu homem se dissolvendo em emotividade pode ser um grande desafio, para algumas insuperável.
Já a MULHER vai viver no consciente sua feminilidade. Mas é como se fosse de alguma forma, perseguida por seu Ânimus, o seu masculino inconsciente. E da mesma forma que este masculino lhe é útil para a estruturação da vida profissional, intelectual e pragmática, também pode, se numa atuação negativa, ferir e criticar o homem de forma contundente com excessiva perspicácia.
Isso traz desapontos para a relação. O homem, na sua visão patriarcal herdada, rejeita esse masculino na mulher porque espera dela a representação da delicadeza e uma certa dose de submissão. Já a própria mulher pode sentir que essa situação lhe rouba aos poucos o que ela na essência do seu feminino, mais busca: a união profunda com o homem amado.
Conhecer esses quatro protagonistas de um relacionamento é uma tarefa desafiadora e para a vida toda.
Nem sempre conseguimos compreender a fonte de nossa infelicidade nos relacionamentos. Estamos muito misturados nesse caldo.
E é importante que se reconheça o momento de buscar ajuda externa, técnica e amorosa de um psicoterapeuta.
Christina Queiroz CRP: 25.451-06 www.clinicadepsicoterapia.com.br